PdL Blog

PdL Blog é Fonte de Informação para os Locadores possuem notícias de interesse das Empresas de Rental. São notícias voltadas tanto para os Locadores que já estão no mercado há bastante tempo, como aqueles que pretendem ainda iniciar um negócio de Aluguel de Máquinas e Equipamentos.


Comitê de mulheres da ISP defende empoderamento feminino

Oito de março é o Dia Internacional da Mulher e, mais que uma celebração, a data hoje é marcada como...

Mulheres na luta

Comitê de mulheres da ISP defende empoderamento feminino

 

Oito de março é o Dia Internacional da Mulher e, mais que uma celebração, a data hoje é marcada como um dia de luta. As mulheres ganharam força e ampliaram a participação feminina em ambientes de poder.

A última reunião do Comitê de Mulheres da Internacional de Serviços Públicos (ISP)/ Cone Sul – Brasil, realizada no Chile, em fevereiro, foi exemplar nesse sentido, ao marcar a posição do Brasil na questão. A Condsef, filiada à ISP e participante do evento, defendeu, junto a outras entidades, prioridades na agenda política para ampliar o empoderamento feminino nos diversos espaços de luta e elencou os desafios organizativos que precisam ser cumpridos para que esta meta seja atingida.

Entre as prioridades definidas estão: regulamentar a negociação coletiva (com mais mulheres nas mesas de negociação e a implantação de cláusulas de gênero);  equidade salarial (avaliação de postos de trabalho, eliminação de barreiras e respeito às convenções 100 e 111 da OIT, que tratam, respectivamente, da igualdade de condições de trabalho/salários entre homens e mulheres e do combate à discriminação racial no ambiente de trabalho); combate à violência, em especial à violência laboral; paridade nos espaços de poder; empoderamento; combate a todas as formas de discriminação (raça, etnias, geracional, orientação sexual); combate ao assédio moral e sexual; discriminalização do aborto; assistência à saúde.

Os desafios que se destacam no cenário são: conquistar mais políticas públicas para todas as mulheres (saúde, creches, ampliação da licença maternidade - de 120 para 180 dias); cumprir a Convenção 156 da OITpara estimular a sociedade a repensar o papel de homens e mulheres nas famílias brasileiras; aumentar os salários no setor público para todos e todas; criar comitês de equidade nas administrações e gestões democráticas; “Trazer as mulheres” (não tem mulheres capazes = discurso dos homens).

 


Novos modelos

Os movimentos de mulheres como o da ISP discutem os papéis tradicionais de gênero, além da formulação e implementação de políticas públicas que estimulem a criação de novos modelos sociais. Com isso, querem fortalecer a presença das mulheres nas múltiplas esferas da vida social – especialmente nos espaços de poder e decisão. Essas discussões - que não diferem da linha de trabalho da Condsef e das suas entidades filiadas, como o Sintsef-BA – são repercutidas nas instâncias de interlocução das entidades com suas lideranças e a base. Um deles ocorrerá no próximo dia 19, em Brasília, quando a Condsef promoverá o debate sobre “A Mulher na Administração Público Federal”.


Homenagem

Nesta sexta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Serrinha presta homenagens às lideranças femininas que se destacaram no cenário local e regional nos últimos anos. Entre as homenageadas está Cecília Souza, coordenadora do Núcleo Regional Nordeste do Sintsef-BA.

 

Esta notícia ainda não tem comentários.

Deixe um comentário

Nome 
E-mail 
Telefone 
Desejo receber notificações se alguém mais comentar a noticia.




VEJA O QUE JÁ ROLOU NO BLOG