A palavra Newsletter é um termo em inglês, a tradução literária é Boletim de Notícias, e é a denominação para os boletins eletrônicos que empresas, lojas, ou marcas, enviam por e-mails para atualizar clientes ou até mesmo funcionários.
Uma Newsletter Institucional é um boletim, com notícias relevantes, que é enviado pelas empresas para seus clientes para mantê-los sempre a par das novidades.
É muito importante manter seus clientes atualizados e bem informados sobre sua empresa. Essa prática é imprescindível para a fixação da marca na memória do cliente, que passa a ver a sua empresa com mais confiança. Firmando essa relação com seus leitores e clientes, você será sempre lembrado e mostrará que sua empresa está em constante evolução.
O mais importe ao criar o hábito do envio da Newsletter é: Fazer com que a percepção sobre a sua marca se mantenha sempre na mente do seu cliente.
Como a Newsletter ajuda nos negócios?
O custo de um cliente regular pode ser imensurável para uma empresa. Existem muitas vantagens em se manter um cliente antigo. Uma Newsletter periódica é uma boa ferramenta para fazer a manutenção destes clientes fiéis.
Consumidores satisfeitos podem se transformar em bons “vendedores” para sua empresa, o boca a boca ainda é uma das melhores propagandas. Philip Kotler é um dos nomes mais célebres no marketing, e ele diz que “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. Vale o investimento para manter seus clientes ativos.
Dicas para criar uma Newsletter eficaz para sua empresa
Informações relevantes
Existem muitos temas que podem ser abordados em sua Newsletter, essa escolha vai depender mais da sua capacidade de gerar notícias, e principalmente do interesse que seu leitor terá pelo conteúdo entregue.
O que é realmente necessário conter dentro da Newsletter é a evolução da empresa, seus novos clientes, a abertura de novas sedes ou lojas. Informações sobre o crescimento da instituição chamam a atenção dos clientes, todos vão gostar de saber que você está evoluindo.
Outros temas além dos institucionais também são bem-vindos. O cliente pode se interessar em saber mais sobre o mercado em que a empresa atua. Um escritório de contabilidade, por exemplo, além das informações do escritório em geral, pode passar aos clientes um conteúdo referente ao mercado contábil, como tabelas de imposto de renda ou orientações de contabilidades. Uma loja de roupa pode apresentar para suas leitoras novas peças, informar sobre a abertura de lojas e dicas de moda.
Uma coluna ou charge de humor podem deixar a leitura mais leve. Busque informações bem-humoradas, que tenham a ver com seus negócios, assim sua Newsletter não ficará tão formal.
O espaço de uma Newsletter é vasto, a informação que deve conter tem que ser útil para os leitores, cada empresa deve buscar o que mais interessa. Faça um levantamento junto aos clientes para definir os temas que podem ser abordados. Teste os conteúdos e a aceitação no seu site e redes sociais. Uma das informações mais importantes é a quantidade de visualizações que tiveram naquele conteúdo, os mais visualizados são os que você deve investir mais pois estão gerando maior satisfação nos seus leitores.
Periodicidade da Newsletter
O espaço entre o envio de uma Newsletter e outra vai depender do interesse do seu público e da demanda de novidades e notícias relevantes que a empresa tem para seus clientes. Na nossa experiência, a Newsletter Institucional enviada semanalmente é a mais bem recebida. No nosso dia a dia já somos bombardeados de informações, então o envio de um bom conteúdo uma vez por semana é uma boa periodicidade.
Se você está criando uma Newsletter para uma empresa de porte elevado, pode ser que tenha material para enviar notícias diariamente, mas tenha sempre em mente que essas notícias têm que ser realmente relevantes, ou vão causar efeito reverso em seus leitores.
Existem empresas que trabalham com o disparo de e-mails de 15 em 15 dias, pois percebem que não tem conteúdo para alimentar uma Newsletter semanal. É um pensamento coerente, porque o mais importante é a qualidade do conteúdo. Já o envio mensal não é recomendado pois perde o sentido da continuidade, os clientes já não vão se lembrar tanto de sua mensagem.
A única regra de fato é manter a periocidade, a regularidade é o ideal, escolha um dia semana para ser sempre o dia do recebimento de sua Newsletter, seus clientes já estarão esperando por ela.
Se você ainda estiver com alguma dúvida sobre os benefícios do envio de Newsletters, ou sobre seu conteúdo, deixe um comentário ou entre em contato conosco.