PdL Blog

PdL Blog é Fonte de Informação para os Locadores possuem notícias de interesse das Empresas de Rental. São notícias voltadas tanto para os Locadores que já estão no mercado há bastante tempo, como aqueles que pretendem ainda iniciar um negócio de Aluguel de Máquinas e Equipamentos.


Relações de trabalho: A Conab e a judicialização da política

A Companhia Nacional de Abastecimento da Bahia (Conab-BA) optou por um caminho controverso para solucionar um conflito de natureza política: a judicialização.

 

 

Relações de trabalho

A Conab e a judicialização da política 

A Companhia Nacional de Abastecimento da Bahia (Conab-BA) optou por um caminho controverso para solucionar um conflito de natureza política: a judicialização. Celso Sant´Anna, diretor do Sintsef-BA e trabalhador do órgão encontra-se impedido, por uma determinação judicial, de emitir qualquer manifestação a respeito da condução da empresa, que é pública.   

O sindicato lamenta a medida, que atropela o processo de diálogo e vai na contramão da legitimidade de manifestação dos trabalhadores em defesa de seus direitos. É bom destacar a função do sindicato de representar livremente os trabalhadores e o princípio constitucional de liberdade e autonomia sindical.

Ao tomar este caminho, a Conab descarta a legitimidade do diálogo (que toda gestão pública deve ter) e da disputa no campo político, substituindo-a por um ato jurídico de ordem prioritariamente imperativa.

A proibição torna-se ainda mais grave ao ser comparada às transformações evidentes nas relações de trabalho com o funcionalismo promovidas pelo próprio governo federal, nos últimos dez anos, a partir da primeira eleição do ex-presidente Lula.

Nesse período, o serviço público brasileiro passou por uma importante mudança cultural, com a substituição do discurso autoritário de antes por um sistema de diálogo, marcado pela valorização da interlocução e pelo respeito aos sindicatos e demais entidades representativas dos trabalhadores.

É evidente que precisamos avançar muito mais neste território, mas esta caminhada já começou. Atendendo a uma antiga reivindicação dos trabalhadores, a presidenta Dilma assinou o Decreto 7.944, que reafirma o interesse em regulamentar a Convenção 151 da OIT e o compromisso do governo em normatizar as relações laborais no setor público.

 

Convenção 151

Problemas como os que estão ocorrendo na Conab nos mostram o quanto é tão importante lutar pela regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho, que estabelece a negociação coletiva no setor público. Pela norma internacional, a solução de conflitos em razão das condições de trabalho será buscada por meio da negociação, assegurando direitos e deveres para ambas as partes e afixando prazos para início e fim dos processos negociais. A Convenção assegura, ainda, a liberdade de expressão e o direito do participar e organizar atos que busquem a ampliação dos direitos e melhorias nas condições de trabalho. A sociedade será a grande mediadora das negociações. Ao invés de servidores públicos, passaremos a ser trabalhadores e trabalhadoras do serviço público. E a partir de sua regulamentação, os gestores públicos terão de efetivamente respeitar as entidades como órgãos representativos, legítimos de fato e de direito, dos trabalhadores. 

Esta notícia ainda não tem comentários.

Deixe um comentário

Nome 
E-mail 
Telefone 
Desejo receber notificações se alguém mais comentar a noticia.




VEJA O QUE JÁ ROLOU NO BLOG