PdL Blog

PdL Blog é Fonte de Informação para os Locadores possuem notícias de interesse das Empresas de Rental. São notícias voltadas tanto para os Locadores que já estão no mercado há bastante tempo, como aqueles que pretendem ainda iniciar um negócio de Aluguel de Máquinas e Equipamentos.


125 anos da Lei Áurea: luta contra escravidão ainda permanece atual

Nesta segunda-feira, 13 de maio, o Brasil completa 125 anos da Lei de Abolição da Escravatura. Antes de uma celebração, a data motiva a reflexão.

 

125 anos da Lei Áurea

Luta contra escravidão ainda permanece atual

 

Nesta segunda-feira, 13 de maio, o Brasil completa 125 anos da Lei de Abolição da Escravatura. Antes de uma celebração, a data motiva a reflexão, já que, tanto tempo depois, o povo negro ainda tem muito por que lutar para garantir a plenitude de seus direitos, dignidade e cidadania.

Em 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel assinou a chamada Lei Áurea, que beneficiou um grande número de escravos que existia no país. Contudo, ao contrário do que a história oficial apontava como um gesto de boa vontade da signatária, hoje sabemos que a escravidão “caiu de podre”. Uma análise no contexto político da época comprova que a exploração da mão de obra escrava já se mostrava economicamente inviável ao final do século XIX.

O que a História também não contava até bem pouco tempo, mas a ação organizada dos movimentos sociais conseguiu desmistificar é que a abolição da escravatura foi resultado de um processo de muita luta e resistência do povo negro contra a opressão.

Estudiosos do tema são unânimes em apontar, como recente artigo da revista “Raça Brasil” o faz, que o 13 de Maio ficou desvirtuado do seu verdadeiro sentido a partir do momento em que o Estado se ausentou no processo emancipacionista da abolição. A ausência de políticas públicas, como educação e reforma agrária, limitou qualquer possibilidade de cidadania e inserção do ex-escravo na sociedade, relegando-o, e também seus descendentes, a uma condição de subordinação.

E apesar de viver sob uma aparente democracia racial, o Brasil ainda não conseguiu resolver o problema da degradação da população negra. A despeito dos 16 milhões de brasileiros da cor preta ou da raça negra existentes no país em 2011, conforme pesquisa do IBGE, a grande maioria ainda se encontra à margem do sistema.


 

Parcerias

A luta por igualdade de oportunidades é uma das principais causas defendidas pelo Sintsef-BA. Ao lado de entidades como a CUT e a Condsef, o sindicato busca sempre promover a sua articulação e parcerias com outras entidades sindicais, movimentos sociais e populares e demais setores representativos da sociedade civil com a finalidade de combater todas as formas de discriminação –racial, de gênero, orientação sexual, entre outras - e de promover a igualdade de oportunidades no mundo do trabalho.


 

Luta por igualdade

O Sintsef-BA procura sempre pautar nas discussões com a sua base o tema da igualde de oportunidades, uma das principais bandeiras de luta da Internacional de Serviços Públicos (ISP), a quem a Condsef é filiada.  Para o sindicato é sempre tempo de lutar pelos direitos fundamentais da pessoa humana, por um exercício pleno da cidadania e pelo respeito à diversidade.

Esta notícia ainda não tem comentários.

Deixe um comentário

Nome 
E-mail 
Telefone 
Desejo receber notificações se alguém mais comentar a noticia.




VEJA O QUE JÁ ROLOU NO BLOG