Assembleias com o Sintsef-BA
Extremo sul do estado elege delegados sindicais nesta terça
O Sintsef-BA segue percorrendo as diversas regiões do estado para ouvir os trabalhadores em assembleias que elegerão dos delegados sindicais de base da gestão 2013-2015. Nesta terça-feira, 11, servidores públicos federais filiados ao Sintsef-BA e lotados no extremo sul do estado poderão eleger seus representantes.
Servidores de cidades como Mucuri, Itanhém, Medeiros Neto, Lajedão têm encontro marcado com o sindicato ás 8h, no escritório da Ceplac de Teixeira de Freitas. À tarde, às 15h, é a vez da Funasa Caravelas. Ao longo de todo o mês de junho, dirigentes do sindicato percorrerão diversas cidades e locais de trabalho para realizarem as assembleias que definirão os novos representantes da categoria na região. Confira a agenda completa em nosso site ou clique aquipara acessar
Os delegados sindicais ampliam a voz do sindicato nos locais de trabalho e em outros municípios. Eleger delegados é uma maneira de estreitar os laços da entidade sindical com os trabalhadores que representa, bem como de ampliar a luta por melhores condições de vida e de trabalho.
O delegado sindical é a ponte direta entre o sindicato e a sua base. Além de representar o trabalhador, levando as demandas da categoria, ele também assume o papel de discutir as questões do sindicato com os trabalhadores, buscando alternativas para os problemas locais, articulando a organização dos trabalhadores em seu local de trabalho e na sua região.
Para Edvaldo Pitanga, Coordenador Geral do Sintsef-BA, a ação integrada dos Delegados Sindicais com as demais instâncias do sindicato permite a adoção de medidas que contribuirão para aprimorar as lutas em defesa da categoria. “A participação dos trabalhadores nas decisões do sindicato é importante para o fortalecimento das nossas mobilizações”, destacou.
Intoxicados
A Condsef participou na semana passada de uma audiência pública que destacou a situação dos intoxicados da Funasa. Os servidores foram contaminados durante o trabalho pela utilização inadequada de produtos como DDT e Malathion. O descaso começa, inclusive, pelo fato de em nenhum dos casos os servidores terem passado sequer por exames periódicos ao longo desse período de uso indevido de produtos tóxicos. A situação desses trabalhadores foi, inclusive, objeto de denúncia enviada pela Condsef à Organização Internacional do Trabalho (OIT). A própria ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, chegou a reconhecer o caso como um problema de violação dos direitos humanos. sendo travadas com o governo. (Fonte: Condsef)
DNIT
Trabalhadores do DNIT-BA realizam dia 17 de junho, às 10h, uma assembleia na sede da autarquia para elegerem uma Comissão Estadual de Greve, além dos últimos informes da categoria.