PdL Blog

PdL Blog é Fonte de Informação para os Locadores possuem notícias de interesse das Empresas de Rental. São notícias voltadas tanto para os Locadores que já estão no mercado há bastante tempo, como aqueles que pretendem ainda iniciar um negócio de Aluguel de Máquinas e Equipamentos.


Conjuntura: Unidade na luta é melhor forma de enfrentar desafios

“O movimento sindical precisa se preparar para enfrentar um cenário de grandes dificuldades que se avizinha...

Conjuntura

Unidade na luta é melhor forma de enfrentar desafios

 

“O movimento sindical precisa se preparar para enfrentar um cenário de grandes dificuldades que se avizinha”. O alerta é de Antonio Augusto Queiroz, analista político e diretor de Documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), em recente artigo publicado na internet (clique aquipara ler).  A minuta do projeto que regulamenta o direito de greve foi apresentada no mês passado pelo relator, senador Romero Jucá (PMDB-RR). Segundo o texto, pelo menos 50% dos servidores públicos vão ter que continuar trabalhando em caso de greve do funcionalismo.

Para ele, os desafios consistem, de um lado, em reunir forças para encarar a investida da mídia e dos patrões sobre os direitos dos trabalhadores, e, de outro, em apostar numa agenda positiva e na formação de quadros para garantir novos direitos e melhorar a correlação de forças nos embates no governo e no Congresso.

Entidades como o Sintsef-BA, a CUT e a Condsef, estão atentas a essas questões e há muito alertam os seus filiados para a importância de construir a unidade na luta dos setores públicos e privados, do campo e da cidade com os movimentos sociais e populares. Esta ainda é a melhor forma de barrar políticas privatistas, que privilegiam a especulação financeira e punem trabalhadores com a retirada de direitos.

Um novo projeto que tenta regulamentar o direito de greve dos servidores públicos está em discussão em Brasília. Com ele, voltam as tentativas de restringir e dificultar a deflagração de greve no serviço público, como se tratassem de movimentos arbitrários e irresponsáveis.

Uma greve não se faz à toa. A ausência de regulamentação da negociação coletiva de trabalho no funcionalismo público continua a ser um fator importante para explicar a discrepância entre a duração das mobilizações nas esferas pública e privada. Com a inexistência de data-base e outras normas que regem as condições de trabalho, a paralisação das atividades é, muitas vezes, instrumento para pressionar pela abertura de negociações - que ainda enfrentam a intransigência do governo.

 

 

AGU

Trabalhadores da Advocacia-Geral da União (AGU) foram recebidos na manhã do dia 9/10 pelo secretário de Relações do Trabalho (SRT), Sérgio Mendonça. A audiência foi resultado de uma manifestação na porta do órgão, em defesa do plano de carreira para os administrativos do órgão. Segundo o Sindsep-DF, que participou da mobilização, Mendonça afirmou que a proposta do Ministério do Planejamento é criar um plano de carreira específico apenas para os novos concursados. Os servidores que já estão no órgão continuariam integrando o Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE), que agrega a maioria dos servidores dos órgãos do Executivo Federal. Na Bahia, a proposta já foi classificada como acintosa pelos servidores, que divulgaram um manifesto (clique aqui) onde destacaram a sua indignação. No próximo dia 15, em Brasília, a Condsef realiza uma plenária nacional dos trabalhadores da AGU para sistematizar todas essas discussões e apontar propostas de luta para o setor.

Esta notícia ainda não tem comentários.

Deixe um comentário

Nome 
E-mail 
Telefone 
Desejo receber notificações se alguém mais comentar a noticia.




VEJA O QUE JÁ ROLOU NO BLOG