PdL Blog

PdL Blog é Fonte de Informação para os Locadores possuem notícias de interesse das Empresas de Rental. São notícias voltadas tanto para os Locadores que já estão no mercado há bastante tempo, como aqueles que pretendem ainda iniciar um negócio de Aluguel de Máquinas e Equipamentos.


Aula pública: Sintsef-BA participa de homenagem à revolta dos Búzios

Nesta terça-feira, 12, em Salvador, o Sintsef-BA participa de uma aula pública na Praça da Piedade, das 9h às 19h, para celebrar a passagem de mais um aniversário de Revolta dos Búzios...

Nesta terça-feira, 12, em Salvador, o Sintsef-BA participa de uma aula pública na Praça da Piedade, das 9h às 19h, para celebrar a passagem de mais um aniversário de Revolta dos Búzios (um dos movimentos emancipacionistas mais importantes do Brasil que buscou também a liberdade dos escravos e a igualdade racial e social). A atividade contará com palestras e intervenções culturais direcionadas a estudantes e demais interessados.  O evento é uma parceria do Sintsef-BA com a CONEN - Coordenação Nacional de Entidades Negras.

Em agosto de 1798, jovens negros baianos organizaram um movimento para defender o fim da escravidão. A insurreição pela liberdade levou-os à forca. As homenagens buscam destacar a importância do aniversário do evento e valorizar o papel dos negros na formação da nacionalidade brasileira. A conspiração contou com a participação de pequenos comerciantes, soldados, artesãos, alfaiates, negros libertos e mulatos, caracterizando-se, assim, como um dos primeiros movimentos populares da História do Brasil.

A insurreição baiana é um dos mais amplos movimentos, do ponto de vista político, econômico e social, ocorridos no Brasil-Colônia. Historiadores importantes consideram que até o final do século XVIII, nenhum movimento político no Brasil possuíra um programa tão amplo, com penetração tão profunda nas classes e camadas sociais, quanto este.

As reuniões preparatórias discutiam caminhos para o Brasil livre da tutela portuguesa, tornando-se uma república democrática, na qual a cor da pele não fosse razão para discriminação. Entre as lideranças do movimento, destacaram-se os alfaiates João de Deus do Nascimento e Manuel Faustino dos Santos Lira (este com apenas 18 anos de idade), além dos soldados Lucas Dantas e Luiz Gonzaga das Virgens, todos mulatos. (Instituto Búzios)

 


Agenda da Condsef

A agenda de atividades da Condsef para esta semana conta com a realização de dois encontros de setores de sua base: Cultura e Área Agrária (MDA e Incra). Os servidores da Cultura discutem os desdobramentos da greve que a categoria realizou, a ausência de avanços nos diálogos com o governo e ações para fortalecer a mobilização do setor em torno do atendimento de suas demandas mais urgentes. Os servidores do MDA e Incra discutem o reforço do processo de mobilização em torno da equiparação da carreira com a Área Ambiental. Havia uma emenda apresentada e aprovada no Congresso Nacional nessa direção que, no entanto, foi vetada pela presidenta Dilma Rousseff. A justificativa foi que havia vício constitucional na peça legislativa aprovada. A categoria discutirá no encontro, entre outros temas, formas de garantir que a demanda seja atendida. Nos dias 14 e 15 a Condsef também participa do seminário “A Terceirização no Brasil: Impactos, resistências e lutas” que acontece em Brasília.

 

Esta notícia ainda não tem comentários.

Deixe um comentário

Nome 
E-mail 
Telefone 
Desejo receber notificações se alguém mais comentar a noticia.




VEJA O QUE JÁ ROLOU NO BLOG