Área Ambiental
Servidores paralisam atividades por reestruturação da carreira

Trabalhadores da área ambiental paralisaram suas atividades por 24 horas em todo o país. A mobilização é em defesa da reestruturação da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (CEMA), cujas negociações vêm se arrastando ao longo dos últimos anos sem nenhum resultado satisfatório para a categoria.
Em Salvador, eles realizaram uma manifestação na sede do IBAMA, em Amaralina, trajando preto e vestindo coletes com mensagens relacionadas à sua reivindicação e o slogan “O ‘futuro que queremos’ começa no presente”.
A frase é alusiva à campanha lançada pela ONU na Conferência Rio+20, realizada no Brasil em junho deste ano para promover o debate sobre desenvolvimento sustentável com lideranças de todo o planeta. Para Washington Silva, delegado de base do Sintsef-BA, não dá para planejar o futuro sem cuidar do presente, com mais investimentos que levem à valorização dos servidores da área ambiental, responsáveis por zelar por este patrimônio inestimável. “Queremos melhores condições de trabalho e uma remuneração justa, condizente com a importância das tarefas que desempenhamos”, explicou Lucinha Félix, servidora do IBAMA e dirigente do Sintsef-BA.
Desde 2002, quando a CEMA foi criada, a política salarial do governo federal somente contribui para a desvalorização sistemática do salário do servidor, com perdas de quase 60% em relação à evolução do salário mínimo nos últimos dez anos. Além de não avaliar as propostas apresentadas (2005, 2008, 2010 e 2011) o governo sequer apresenta contraproposta digna da importância do trabalho que é desenvolvido.
A última proposta de reestruturação da Carreira de Especialista em Meio Ambiente foi enviada pela categoria em dezembro de 2011. A partir daí, já foram realizadas quatro reuniões de negociação nas quais não houve avanço.
Semana decisiva
Servidores federais em greve por todo o Brasil entram na semana decisiva na luta por propostas do governo que contemplem o conjunto do funcionalismo. Até sexta, 17, o Ministério do Planejamento deve realizar reuniões com os grevistas. A expectativa é de que os servidores finalmente tenham propostas oficiais que possam ser avaliadas na busca de um acordo que atenda as principais demandas da categoria. Caravanas de todo o país já estão chegando a Brasília para a reedição do “Acampamento da Greve” que acompanha as negociações. Na quarta, 15, a Esplanada dos Ministérios será palco de mais uma marcha dos trabalhadores.
Jurídico – 28,86%
Os servidores presentes na relação disponível em nosso site devem contactar o setor jurídico do Sintsef-BA com URGÊNCIA. Eles precisam regularizar pendências diversas na ação judicial que pleiteia a devolução da contribuição ao Plano de Seguridade Social incidente sobre os valores do processo de 28,86%.